As flores ajudam a aperfeiçoar o humor positivo
- Pessoas que tem flores em casa se sentem mais felizes e relaxadas. Através desta energia positiva, diminuem as chances de sofrer de depressão relacionada ao estresse. 1,2,3,4
- Emoções positivas ajudam a colocar os eventos da vida em uma perspectiva mais ampla e, assim, diminuem os efeitos negativos que podem resultar de emoções negativas. Emoções positivas, como gratidão, esperança, empatia, alegria, amor, orgulho, calma, surpresa e respeito podem ser associados a flores. 5
- Felicidade geral, o bem-estar, a calma e a intimidade se beneficiam ao se envolver com flores. 6
- Flores e plantas ornamentais aumentam os níveis de energia positiva e ajudam as pessoas a se sentirem seguras e relaxadas. 7
- Flores tem efeitos imediatos e de longo prazo nas emoções, humor e até na memória de homens e mulheres. 8
- As mulheres que receberam flores tiveram um humor mais positivo até três dias depois. 8
- Flores são o estímulo matinal perfeito para pessoas menos positivas nas primeiras horas da manhã. Elas ficam mais felizes e energéticas depois de olhar as flores pela manhã. 9
- Flores impactam as pessoas emocionalmente em casa, fazendo com que se sintam menos ansiosas e mais compassivas. Ter flores em casa dá um impulso de energia que dura durante todo o dia. 10
Flores aceleram a cura
- Flores e plantas aceleram a cura devido ao estímulo de uma perspectiva positiva. 1
- A exposição ao ambiente natural mostrou-se restauradora, com base em medidas como humor auto relatado, desempenho e tarefas de atenção e medidas fisiológicas que significam emoções positivas e estresse reduzido. A presença de flores em casa pode trazer esses benefícios. 4,11
- Para os que estão doentes, a vegetação tem um efeito muito positivo no estado de espírito e na recuperação. 12
- A vegetação visível reduz o estresse, estimula a mente e afasta o foco da dor e do desconforto. Com as plantas na sala, as pessoas são capazes de tolerar mais dor, e isso pode reduzir a necessidade de analgésicos. 11,12
- Plantas de interior liberam vapor da água, umidificando o ar e reduzindo a probabilidade de dores de cabeça. 12
- A interação física com as plantas resulta em um tempo de recuperação significativamente reduzido para os pacientes. 13,14,15,16
As flores proporcionam melhor qualidade de vida aos idosos
- As flores apresentadas aos idosos geraram um humor positivo e melhoraram a memória episódica – a memória de eventos cotidianos. “O instinto nos diz que as flores elevam nosso espírito, mas seus efeitos sobre os idosos são especialmente profundo, se não surpreendente”, disse o pesquisador Dr. Haviland-Jones. 17
- Existe uma forte conexão sensorial e emocional com as flores. Simplesmente a visão e o cheiro das flores melhoraram o humor em 69% dos consumidores. As pessoas que recebem flores dizem que estão menos deprimidas, ansiosas e agitadas após o recebimento das flores e demonstrou maior sensação de prazer e satisfação com a vida. 17
Flores trazem felicidade tanto para quem envia quanto para quem recebe
- O motivo mais comum para a compra de flores é como um presente. Há um grande poder em dar um presente de flores. 9 em 10 pessoas se lembram da última vez que deram flores como presente. As mulheres são mais propensas que os homens a lembrar a última vez que receberam flores como presente (77% em comparação com 34%). Pessoas que enviam flores são consideradas cuidadosas, pessoais e sentimentais. 18
- Homens e mulheres que dão flores são pessoas consideradas felizes, realizadas, fortes, capazes e corajosas. 5
- Flores induzem emoções positivas que podem ser medidas pelo tipo de sorriso. Quando apresentada com flores, as mulheres sempre respondem com um sorriso “verdadeiro”. O ‘sorriso verdadeiro’ é onde a boca e os olhos sorriem, e isso gera uma resposta positiva recíproca. Tanto quem envia como quem recebe se beneficiam. De outros presentes comuns, como frutas ou velas, geram menos resposta inicial positiva em quem recebe e não tem efeito duradouro. 5
- Apesar da maioria das flores serem compradas como presente para outra pessoa, a tendência de comprar flores para decoração da casa ou um presente para si mesmo está aumentando. Essa tendência de comprar flores para casa ou para si é particularmente perceptível na Geração Y (de 26 a 34 anos). 18
- A gerações Y e X tem maior probabilidade de comprar plantas de casa do que os Baby Boomers. 18
- Estar cercado por flores traz benefícios de felicidade, bem-estar e calma em geral. 3
- 2/3 das pessoas se sentem muito especiais ao receber flores de presente. 18
- 64% consideram as flores um presente muito emocional. 18
As flores ajudam a aperfeiçoar o humor positivo
- Pessoas que tem flores em casa se sentem mais felizes e relaxadas. Através desta energia positiva, diminuem as chances de sofrer de depressão relacionada ao estresse. 1,2,3,4
- Emoções positivas ajudam a colocar os eventos da vida em uma perspectiva mais ampla e, assim, diminuem os efeitos negativos que podem resultar de emoções negativas. Emoções positivas, como gratidão, esperança, empatia, alegria, amor, orgulho, calma, surpresa e respeito podem ser associados a flores. 5
- Felicidade geral, o bem-estar, a calma e a intimidade se beneficiam ao se envolver com flores. 6
- Flores e plantas ornamentais aumentam os níveis de energia positiva e ajudam as pessoas a se sentirem seguras e relaxadas. 7
- Flores tem efeitos imediatos e de longo prazo nas emoções, humor e até na memória de homens e mulheres. 8
- As mulheres que receberam flores tiveram um humor mais positivo até três dias depois. 8
- Flores são o estímulo matinal perfeito para pessoas menos positivas nas primeiras horas da manhã. Elas ficam mais felizes e energéticas depois de olhar as flores pela manhã. 9
- Flores impactam as pessoas emocionalmente em casa, fazendo com que se sintam menos ansiosas e mais compassivas. Ter flores em casa dá um impulso de energia que dura durante todo o dia. 10
Flores aceleram a cura
- Flores e plantas aceleram a cura devido ao estímulo de uma perspectiva positiva. 1
- A exposição ao ambiente natural mostrou-se restauradora, com base em medidas como humor auto relatado, desempenho e tarefas de atenção e medidas fisiológicas que significam emoções positivas e estresse reduzido. A presença de flores em casa pode trazer esses benefícios. 4,11
- Para os que estão doentes, a vegetação tem um efeito muito positivo no estado de espírito e na recuperação. 12
- A vegetação visível reduz o estresse, estimula a mente e afasta o foco da dor e do desconforto. Com as plantas na sala, as pessoas são capazes de tolerar mais dor, e isso pode reduzir a necessidade de analgésicos. 11,12
- Plantas de interior liberam vapor da água, umidificando o ar e reduzindo a probabilidade de dores de cabeça. 12
- A interação física com as plantas resulta em um tempo de recuperação significativamente reduzido para os pacientes. 13,14,15,16
As flores proporcionam melhor qualidade de vida aos idosos
- As flores apresentadas aos idosos geraram um humor positivo e melhoraram a memória episódica – a memória de eventos cotidianos. “O instinto nos diz que as flores elevam nosso espírito, mas seus efeitos sobre os idosos são especialmente profundo, se não surpreendente”, disse o pesquisador Dr. Haviland-Jones. 17
- Existe uma forte conexão sensorial e emocional com as flores. Simplesmente a visão e o cheiro das flores melhoraram o humor em 69% dos consumidores. As pessoas que recebem flores dizem que estão menos deprimidas, ansiosas e agitadas após o recebimento das flores e demonstrou maior sensação de prazer e satisfação com a vida. 17
Flores trazem felicidade tanto para quem envia quanto para quem recebe
- O motivo mais comum para a compra de flores é como um presente. Há um grande poder em dar um presente de flores. 9 em 10 pessoas se lembram da última vez que deram flores como presente. As mulheres são mais propensas que os homens a lembrar a última vez que receberam flores como presente (77% em comparação com 34%). Pessoas que enviam flores são consideradas cuidadosas, pessoais e sentimentais. 18
- Homens e mulheres que dão flores são pessoas consideradas felizes, realizadas, fortes, capazes e corajosas. 5
- Flores induzem emoções positivas que podem ser medidas pelo tipo de sorriso. Quando apresentada com flores, as mulheres sempre respondem com um sorriso “verdadeiro”. O ‘sorriso verdadeiro’ é onde a boca e os olhos sorriem, e isso gera uma resposta positiva recíproca. Tanto quem envia como quem recebe se beneficiam. De outros presentes comuns, como frutas ou velas, geram menos resposta inicial positiva em quem recebe e não tem efeito duradouro. 5
- Apesar da maioria das flores serem compradas como presente para outra pessoa, a tendência de comprar flores para decoração da casa ou um presente para si mesmo está aumentando. Essa tendência de comprar flores para casa ou para si é particularmente perceptível na Geração Y (de 26 a 34 anos). 18
- A gerações Y e X tem maior probabilidade de comprar plantas de casa do que os Baby Boomers. 18
- Estar cercado por flores traz benefícios de felicidade, bem-estar e calma em geral. 3
- 2/3 das pessoas se sentem muito especiais ao receber flores de presente. 18
- 64% consideram as flores um presente muito emocional. 18
- 3 em 5 (60%) acreditam que as flores tem um significado especial, diferente de qualquer outro presente. 18
- 92% das mulheres dizem que a melhor razão para receber flores é simplesmente receber. 18
- 92% das mulheres dizem que a melhor razão para receber flores é simplesmente receber. 18
Referências
1 Hall, Charles R., and Dickson, Madeleine W. 2019. An Update of the Literature Supporting the Well-Being
Benefits of Plants: A Review of the Emotional and Mental Health Benefits of Plants. Journal of Environmental
Horticulture 37(1):30–38.
2 Collins, C.C. and A.M. O’Callaghan. 2008. The impact of horticultural responsibility on health indicators and
quality of life in assisted living. HortTechnology 18:611–618.
3 Dunnett, N. and M. Qasim. 2000. Perceived benefits to human well-being of urban gardens. HortTechnology
10:40–45.
4 Taylor, A.F., A. Wiley, F.E. Kuo, and W.C. Sullivan. 1998. Growing up in the inner city — green spaces as places
to grow. Environment and Behavior 30:3–27.
5 Hall, Charles R., and Dickson, Madeleine W. 2011. Economic, Environmental, and Health/Well-Being Benefits
Associated with Green Industry Products and Services: Journal of Environmental Horticulture 29(2):96–103.
6 Society of American Florists: Be Well With Flowers https://tinyurl.com/tv552nv
7 Hall, Charles R., and Dickson, Madeleine W. 2019. An Update of the Literature Supporting the Well-Being
Benefits of Plants: Part 2 Physiological Health Benefits. : Journal of Environmental Horticulture 37(2):63–73.
8 Haviland-Jones, J., Rosario, H.H., Wilson, P., and McGuire, T. R. 2005. An Environmental Approach to Positive
Emotion: Flowers Jeannette Haviland-Jones, Department of Psychology, Rutgers-The State University of New
Jersey, New Brunswick, NJ. 08903, Evolutionary Psychology human-nature.com/ep. 3: 104-132
9 Society of American Florists: Flowers and Morning Moods study https://aboutflowers.com/quick-links/healthbenefits-
research/flowers-and-morning-moods/
10 Society of American Florists: Ecology of Flowers https://aboutflowers.com/quick-links/health-benefitsresearch/
home-ecology-of-flowers-study/
11 Park, Seong-Hyun and Mattson, Richard H. 2008 Effects of Flowering and Foliage Plants in Hospital Rooms on
Patients Recovering from Abdominal Surgery. HortTechnology 18: 563-568
12 The Green Agenda Fact sheets: Greenery and Healthcare. https://edepot.wur.nl/418845
13 Kwack, H.R. and P.D. Relf. 2002. Current status of human issues in horticulture in Korea. HortTechnology
12:415–419
14 Park, S. and R.H. Mattson. 2009. Ornamental indoor plants in hospital rooms enhanced health outcomes of
patients recovering from surgery. J. Alternative & Complementary Medicine 15:975–980
15 Raanaas, R.K., G.G. Patil, and T. Hartig. 2010. Effects of an indoor foliage plant intervention on patient wellbeing
during a residential rehabilitation program. HortScience 45:387–392.
16 Sherman, S.A., J.W. Varni, R.S. Ulrich, and V.L. Malcarne. 2005. Post-occupancy evaluation
of healing gardens in a pediatric cancer center. Landscape and Urban Planning 73:167–183.
17 Society of American Florists: Flowers and Seniors Study