Há quem ainda se pergunte: namoro à distância dá certo? Você pode considerar uma pergunta difícil de responder. Se você está passando por essa situação e está com saudade de quem está no exterior, iremos dar algumas dicas que vão ajudar você se planejar junto ao seu par para passarem por essa experiência da melhor forma.
Atualmente, viajar se tornou algo mais acessível e comum. Como falamos nesse post somente em 2015 cerca de 200 mil estudantes foram fazer intercâmbio no exterior. O fato é que muitos dos que viajam, estão namorando alguém e isso pode abalar as estruturas do casal.
E o namoro à distância, como fica? Bem, é necessário um conjunto de habilidades racionais e emocionais para lidar com essa situação.
Separamos seis dicas para ajudar quem está vivendo um namoro à distância para superar a saudade de quem está no exterior
1.Avaliar a natureza do relacionamento
É hora do casal sentar e delinear qual o nível do relacionamento, quais as expectativas e as inseguranças de cada um. Pode ser um momento complicado, de racionalização da relação, mas pode ser essencial para que a verdade seja compartilhada entre ambos e fique tudo bem claro.
É o momento de falar sobre si, abrir o coração e sanar as dúvidas quanto ao outro. Muitas vezes os relacionamentos vão caminhando mas sem uma meta definida. Quando surge uma viagem para o exterior, a avaliação do namoro à distância pode trazer essas questões de meta à tona. Aí cabe ao casal sentir se irão se empenhar para ficar juntos ou se esperarão as coisas acontecerem, sem se anteciparem, colocando o namoro à distância nas mãos do destino.
2. Formas de contato
Hora de avaliar quais meios de comunicação irão usar para a comunicação à distância para amenizar a saudade de quem está no exterior. É necessário avaliar o fuso horário, a rotina de cada um durante a viagem e o melhor horário para se falarem.
Exitem diversas ferramentas como o WhatsApp, o Skype, como falamos nesse post sobre Ferramentas digitais para encurtar distâncias. Escolham uma ou mais ferramentas, definam os horários e mantenham contato frequente. A comunicação será o elo do namoro à distância, por isso, é importantíssimo.
3. Vida social e ciúmes
Ao passar meses longe é quase inevitável que os dois parceiros saiam para jantares, cinema, algumas festas, enfim, continuem mantendo uma vida social, sem o par. A questão que irá imperar aqui será a maturidade dos dois e do relacionamento em si. Isso é particular de cada relação, mas deve ser visto e combinado entre o casal.
Sentir uma dose de ciúmes é normal, pois ter alguém que gostamos morando longe é uma experiência totalmente nova. Mas é necessário não cometer exageros quando bate a saudade de quem está no exterior. Os dois estão distantes um do outro; a situação não é unilateral. É necessário priorizar a segurança sem tornar a desconfiança uma constante e, consequentemente, um fardo. Se as cobranças crescerem, o sentimento bom se inverte e a saudade abre espaço para um sentimento de incômodo. É preciso tomar cuidado, ser positivo e manter a calma.
4. Falar sobre coisas pequenas e cotidianas
Durante as conversas, falem sobre o dia-a-dia de vocês. Para cultivar um namoro à distância, é necessário manter a intimidade. Se o casal se falar pouco e somente sobre coisas superficiais, a sensação de afastamento cresce. Vocês podem falar sobre como foi o dia, falar sobre as novidades e também sobre os pormenores.
Manter o sentimento de inclusão de um na vida do outro, apesar do namoro à distância, é uma peça-chave para manter os corações aquecidos. Além disso, manter o apoio é essencial. Apoiar as conquistas, os desafios e os momentos mais difíceis. Ser atencioso durante a adaptação de quem foi viajar no exterior, ajudar a amenizar, durante os primeiros meses, a saudade de todos que ficaram e ambos se apoiarem mutuamente, nas mais diversas situações, inclusive quando um dos dois adoecer.
5. Implementar uma rotina em comum
Se o fuso horário permitir, haverão coisas que vocês poderão fazer no mesmo horário. Vocês podem superar a saudade de quem está no exterior combinando de assistir algum programa de televisão juntos, almoçar juntos, estudar juntos, mesmo à distância. Basta que compartilhem a atividade que estão fazendo com o outro, através de conversas, fotos, vídeos.
Fazer algo no mesmo horário dá a sensação participação mútua e ajuda muito o namoro. Já que o casal não pode fazer algo pessoalmente, podem viver pequenas atividades do dia através de fotos, vídeos e conversas.
6. Mostre que ele(a) é especial
Se enquanto o casal vivia junto, não fazia muitas surpresas, irão experimentar a vontade de demonstrar o amor e a saudade, agora, de alguma forma. Achar formas de amenizar a saudade de quem está no exterior é um combustível para a criatividade. Você pode tirar fotos de algo ou de uma situação que fez lembrar o outro, podem gravar áudios, mandar trechos de músicas através de ferramentas online.
Mas quando alguém está longe, o que mais dá vontade de fazer é poder desenvolver a capacidade de materializar o carinho que temos. E isso pode se feito através do envio de flores, chocolates e cestas de café da manhã. Receber algo material é uma sensação única! E a FloraWeb permite a conexão entre corações de quem está vivendo um namoro à distância, entre casais que estão há centenas de quilômetros, em mais de 160 países.
A FloraWeb envia flores em até 48h para 160 cidades espalhadas nos 5 continentes. Uma opção delicada, amorosa e cheia de vida para surpreender quem você ama onde ele estiver. Através dos nossos parceiros internacionais, facilitamos todo o processo de compra e entrega de flores para países das Américas,Europa, Ásia, Oceania e África.
Acesse floraweb.com.br e confira nossas lindas opções.